domingo, 9 de agosto de 2009

Construções e o abismo do pós-triunfo

Poderia ser qualquer tipo de comemoração, mas alguns significados não mudam. Quando existem construções de vários anos, a alvenaria tende a no máximo trincar, mas dificilmente desmorona no período da útil de vida humana.

Em momentos eu precisei ser a minha própria ficção, e de encontro com os meus próprios personagens... tive lidar com o meu caos do real. Só quem consegue enxergar seus próprios monstros consegue verdadeiramente encontrar seu próprio anjo, e se recolher em sua paz. É que por trás de toda alegoria havia um poço esfomeado e profundo instalado ao meio do trajeto, que cobra, induz e seduz.

É destes momentos que você implode sua alma de conceitos e determina suprir demandas externas ou internas. Foi exatamente assim que eu renasci, que mostrei minha pele ao sol e surgi sob ventosas no asfalto. De filho, me tornei meu próprio pai! Com minhas metáforas e como todo bom garoto, surgiu o meu próprio manual de ética. Que oras, precisei reescrever com maior liberação e logisticamente com maior flexibilidade.

Com a força da determinação as coisas tendem a se transformar em passos longos e largos, e a concretização de triunfos se torna largamente perigosa, no ponto de vista do auto-sentido e pela própria sensibilidade. Conquistar um triunfo, é perder-se novamente dos sentidos, é voltar ao início das operações e lidar com aquele mesmo poço da angústia.

As metodologias dos atuais best sellers fomentam passos de conquistas, planejamentos estratégicos que mostram um foco muito pequeno das operações. Subir escadas, já não é de hoje um fator comum e básico das operações humanas. Todas essa fórmulas e passo a passo tendem a dissolverem ao chegar a um denominado patamar.

O guia de boas maneiras precisa prever o pós-triunfo, precisa preparar a auto-estima dos participantes do reality show para reingressarem ao inicio crucial e desfocado deste (re) game. Fazer o que de fato ninguém vos ensina: lidar com a reengenharia de uma reeconstrução sígnica já concretizada, no entanto, reformulada por outras circunstâncias e das mais diversas e oriundas origens.

Um triunfo não é absolutamente nada, se não superado seu a posteriori!